quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A brasileira, o inglês e a espanhola no Café des langues



- Ouvi conversa alheia de novo! – diz envergonhada Jerusa.
- Conta! Conta! Conta! – diz os amigos nenhum um pouco envergonhados.

Bom, eu participei essa semana do Café des langues (Café das línguas) aqui em Luxemburgo.

- Você também está morando pelo Grão-Ducado? Está uma confusão isso aqui.

E o Café funciona assim, você se inscreve, chegando lá eles te perguntam que língua você quer falar e te encaminham para uma mesa da língua desejada. Eu queria falar francês. Então eles me colocaram numa mesa com um inglês, uma espanhola e uma brasileira.

Os três me contaram que se conheceram na aula de francês. E dentre o povo todo que conheceram eles se olharam e acharam que seus gostos e desgostos eram mais parecidos que do resto. 

Café des langues de julho
A espanhola falava muito bem francês. A brasileira e o inglês se enrolavam, mas falavam. Conversamos por muito tempo. Fiquei curiosa com os três. Eles pareciam de idades diferentes, de estilos diferentes, e estavam lá se divertindo.

Despedi-me deles, virei uma mosca e os segui.

- Hein??

Eu acho tão incrível o início de uma amizade. Não os primeiros “olá, o que faz?”, “mora quanto tempo aqui”. Mas aquele momento em que a presença do outro não é mais estranha e você se sente muito a vontade para conhecê-lo e fazer perguntas que não faria antes.

Eles foram para um kebab, o que parecia os fazer muito feliz pela voracidade em que comeram aqueles sanduíches turcos e conversaram sobre a vida, desabafaram, riram e se questionaram.

Você sabe quando conquistou boas amizades quando estar perto delas te faz sentir muita paz, tranquilidade e carinho (além de tudo aquilo não contentado nesses 3 substantivos).  O que você talvez não sabe é que se expressar em outra língua pode trazer outros tipos de sentimentos, como o de vergonha por não falar como um nativo. Mas o inglês ali parecia nem se importar com o sotaque e erros gramaticais das latinas. A humildade provavelmente faz você ser um melhor amigo. Assim que elas pareciam se sentir na presença britânica. Livres para errar.
Kebab - dürüm

É bonito de ver como a amizade não tem regras sociais e muros que não podem ser combatidos ou pulados. Nunca talvez eles imaginariam que sentiriam conforto nas palavras de amigos de outra nacionalidade. Muitos anos atrás isso talvez seria improvável.

Relacionar-se com alguém de outra cultura, outra nacionalidade faz você questionar muita coisa que aprendeu como regra social, moral, cultural e "nacional" de seu país... Parece que a cada passo no estrangeiro você se torna mais livre emocionalmente.

- Je, mas você não vai nos abandonar, não é?  - temem os amigos.
- Claro que não, vocês são brasileiros, cada brasileiro contém mil nacionalidades diferentes e tanta variabilidade de comportamentos! ADORO! Só deixo uma recomendação: amigos ingleses e espanhóis podem alegrar seu dia! - Je

Jerusa

Um comentário:

  1. Este encontro no Café des langues me remete ao mistério que faz cada pessoa nascer em um local no universo e incorporar os seus hábitos e lembrar que este momento único acontece nas mesmas circunstâncias com outras pessoas e em outros locais. É muito grandioso!

    ResponderExcluir