domingo, 6 de outubro de 2013

Como funciona a educação em Luxemburgo




Eu li a matéria na Folha de São Paulo, sobre os pais pedindo escolas em período integral e pensei em contar para vocês como as escolas funcionam aqui em Luxemburgo. 

Seu bebê vem ao mundo...

Depois de algumas andadas, você começa a pensar em creche ou em escola. Bem, na verdade isso depende muito da cultura. Pelo que percebo aqui, com as pessoas que me relaciono, pais franceses e alemães acham importante colocar a criança logo na creche para ela aprender a se socializar e ser mais independente dos pais. Para pais brasileiros, é um desafio levantar a asa e deixar os filhos irem, para portugueses é uma necessidade e para luxemburgueses, melhor contratar babás. Claro, isso é baseado em 1% da população, somando as pessoas que conheço e as fofocas.

Depois da creche, que não é obrigatória, existem os foyers, que são para as crianças de 3 a 4 anos, que também não é obrigatório. Existem creches públicas e privadas. É muito difícil conseguir uma creche pública, e as privadas custam em torno de 900 euros. Sim, arranje um bom trabalho antes de vir para cá, senão o salário mínimo que parece ser maravilhoso, de 1800 euros, vai parecer migalhas, sem um bom emprego. Já os foyers são em maioria públicos, e a língua falada é o luxemburguês. Nas creches privadas as línguas faladas são geralmente o francês ou inglês. 
Seu filho vai começar a escola primária na idade de seis anos, e isso vai durar seis anos. Em geral as aulas de segunda, quarta e sexta-feira começam às oito horas da manhã e vão até às quatro da tarde. Ao meio-dia eles têm duas horas para o almoço, o que permite que a maioria das crianças possa comer em casa com sua família. Na terça, quinta e sábado, a escola termina ao meio-dia. Sábado? Pois é, algumas escolas têm aulas aos sábados! 

Depois da primária, as crianças passam para o ensino médio. Isso geralmente dura sete anos, mas as crianças vão ser legalmente autorizadas a deixar a escola aos 15 anos de idade. Eles recebem formação geral ou técnica. A educação geral (ou clássica) é uma preparação para o ensino superior. O ensino técnico permite os estudantes a aprender uma profissão ou a ganhar um certificado de aptidão.

O problema é que não é seu filho que vai decidir pela escola técnica ou clássica (para ir a universidade) são os professores. E isso é muito complicado! Porque eles podem estar “condenando” jovens a escolher um caminho que eles não gostariam. Dizem as fofocas que além disso, muitos imigrantes que não aprenderam o luxemburguês são direcionados para escolas técnicas, mesmo tirando notas boas em todas matérias.

Aos 8 anos de idade seu filho já vai estar falando francês, alemão e luxemburguês (e a de origem dos pais provavelmente). No Ensino médio ainda vai aprender o inglês e outra língua de escolha. E aprende de uma forma que não necessita curso extras de línguas. Em geral, cursos de línguas aqui são para os adultos. O número de horas que seu filho vai passar aprendendo línguas é a metade do tempo de todo ensino. Há certas discussões acerca disso, do tipo: será que tanto tempo aprendendo línguas, não deixa outras matérias importantes para trás?

E vocês? Como é o ensino escolar do país em que moram? Quais são as qualidades e defeitos desse?

Renan  

Fontes: 

8 comentários:

  1. Aparentemente o aprendizado na escola desta maior quantidade de idiomas é uma necessidade específica dos habitantes deste pequeno país para conviver e por influência dos países vizinhos.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! Eu acho que adoraria aprender línguas na metade do tempo, hehe

    ResponderExcluir
  3. mas se os professores escolhem curso tecnico e o aluno quiser fazer faculdade ele nao poderia conversar com o professor e mudar, afinal eles tem que entrar em um acordo

    ResponderExcluir
  4. Oi Vitoria! Os professores e pais até tentam entrar em um acordo, mas a palavra final é dos professores. Acho bem complicado esse esquema para falar a verdade!

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana. Outros países deveriam investir em educação como Luxemburgo.Porque eles estão em primeiro no ranking.

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana. Outros países deveriam investir em educação como Luxemburgo.Porque eles estão em primeiro no ranking.

    ResponderExcluir