sexta-feira, 6 de junho de 2014

Burocracia - é bom para quem?




- Você precisará de todos esses documentos para seu visto luxemburguês.

- Desculpe, mas esse documento aqui, para eu conseguir, eu terei que ir para Bruxelas, onde está o consulado brasileiro mais perto, e depois de 15 dias terei que voltar lá, pois o documento não é emitido na hora. Vou gastar muito tempo e dinheiro.

- Hum, tudo bem. Vamos facilitar. Você tem e-mails e fotos comprovando sua relação familiar?

- Tenho, claro!

- Ok, isso é suficiente.



Eu impressionada:







Não são poucas vezes que percebo o governo luxemburguês facilitando minha vida em relação à burocracia. O sistema todo poderoso que comanda todos os atendimentos e explica todas as negativas. Algo que eu raramente escuto em Luxemburgo é “desculpe, mas o sistema não permite”. Graças aos céus! É muito chato saber que se a pessoa tivesse um pouquinho de vontade ela poderia fazer para você um favor (ou não seria obrigação dos funcionários?), já que ninguém nos engana, nós sabemos que quem faz o sistema são pessoas!








Por exemplo, eu precisava validar minha carteira de motorista para Luxemburgo e eles exigiram um documento em que constasse todas minhas infrações de trânsito dos últimos 5 anos no país em que eu residia antes de Luxemburgo. Contatei o DETRAN-SC e eles falaram que o sistema permite somente do último ano. Meu pai recebeu a orientação de que o documento dos últimos 5 anos só poderia ser emitido pelo DETRAN-SC e não pela internet. Mas, era equivocada como constatou pessoalmente.




Falei com o “DETRAN luxemburguês” e eles disseram que não iriam me impedir de dar continuidade com o processo de validação da carteira de motorista se o governo brasileiro não emite tal documento. Validei minha carteira, com alguns documentos faltando, o que demonstra que o governo luxemburguês tem confiança no cidadão.



Essa situação cotidiana me remeteu a um texto que li sobre “liberdade econômica”. Não sei se há alguma relação entre liberdade do “Detran luxemburguês” de flexibilizar regras com “liberdade econômica”. Luxemburgo não é dos países mais livres economicamente, mas no ranking de todos os países está muito acima da média, na décima sexta posição.



Eu sei que não dei muitos exemplos da simplicidade dos procedimentos em Luxemburgo, mas eu os tenho. Não é a primeira vez em que não consigo um documento com meu país, mas mesmo assim consigo que o procedimento prossiga aqui em Luxemburgo. Sentiriam aqui os funcionários públicos mais autonomia para serem flexíveis? Provavelmente também não são punidos por flexibilizarem regras e saem ganhando em qualidade no trabalho quando existem menos pessoas reclamando da demora para um procedimento ser concluído, ou por descaso, ou por qualquer outra coisa que reclamamos em relação ao DETRAN, INSS, etc.

Uma história, que para mim fica claro que no Brasil o funcionário público não está atento as necessidades da população, foi quando eu fui ao INSS resolver um problema das minhas contribuições trimestrais, pois no extrato aparecia mensal. A funcionária me disse que pagar mensalmente era mais fácil (para quem?). Porém, eu queria pagar trimestralmente, já que o INSS dá essa opção. Então ela riu e disse:

- Problema seu, vai voltar aqui outras vezes.





Ser menos “burocrático” também garante um bem-estar para o funcionário, como para o cidadão que vê seus negócios seguindo mais rapidamente e eficientemente. Em Luxemburgo muita coisa pode ser feita por correio ou e-mails, o que facilita nossa vida.



Talvez também o que facilita um país ser menos burocrático (e até mais livre economicamente) seja seu tamanho. É muito mais fácil gerenciar 500.000 pessoas morando em Luxemburgo, que uma população tão grande, como a do Brasil, por exemplo.



Outra coisa que acredito que faça os luxemburgueses facilitar nossa vida é o fato de que metade do país é de imigrantes. Como eles poderiam lidar com tantas diferentes burocracias de outros países, se aqui também fosse extremamente disciplinar em relação a regras e documentos? Os funcionários ficariam doidos! Se bem que aumentaria minha clientela na clínica de psicologia...









Resumindo, porque hoje tenho que partir rapidamente para o sol... Aqui é como Game of Thrones, tem que aproveitar porque sempre tem a chance do inverno chegar antes do previsto (ou de alguém ser morto)...





Menos burocracia torna nossa vida mais prática, mais tranquila, com mais vontade de permanecer no local que nos acolhe bem e de contribuir para a permanência desse bem-estar. Ser acolhido como pessoa de direito e não precisar lembrar que funcionários públicos são nossos servidores, não tem preço. Quer dizer, tem sim e muito, os impostos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário