segunda-feira, 5 de maio de 2014

Festinhas tradicionais - como os luxemburgueses passam seus fins de semana





Eu acho muito interessante um fenômeno social e político que existe aqui em Luxemburgo que eu nomeei “festinhas”. Não, não é um esquenta antes de ir para o bar, ou uma festa na casa de amigos. São festas, festivais, encontros, promovidos pelo estado de Luxemburgo, associações, vilas, etc.



Das que eu fui e mais gostei foram a Schueberfouer, já falei dela uma vez. É tipo um Playcenter momentâneo de setembro.


Schueberfouer, Setembro de 2013. Onde está o Wally?

Schueberfouer, Setembro de 2013. Onde está o Brasil?

A festa medieval no castelo de Vianden, que até “bêbado medieval” tinha e pessoas andando com corujas. As músicas eram da idade média, realmente muito bem organizado.



Castelo de Vianden

Teatro Medieval

Como vocês podem ver... Uma coruja...

Taverna

Arco e flecha

Chegada dos senhores feudais hehehe


Teve a festa de fim de inverno, Buergbrennen, onde acenderam uma fogueira gigantesca...

Buergbrennen 2014

Buergbrennen 2014


A festa de Páscoa, L'Emaischen et les Péckvillercher, em que tem como tradição vender pássaros feitos de cerâmica ou madeira que emitem sons de diferentes espécies.

L'Emaischen et les Péckvillercher 2014

L'Emaischen et les Péckvillercher 2014


A corrida de patos, que achei genial... Infelizmente, meu patinho não foi um dos vencedores. Na verdade, foi uma festa para arrecadar dinheiro para instituições de pesquisa e tratamento do Alzheimer. Cada ano um tipo de instituição é beneficiada.




Faz tempo que não chove em Luxemburgo! Nossa, pensei que eu nunca falaria isso!

María (nossa querida amiga espanhola), Dani, eu e Benjamin

Aviso de que a batata frita está acabando... Povo ficou tenso.

"Dinheiro" do evento

Folga para os pais



O Mercado de Flores, esse já é na França, em Rodemack, somente 30 minutos de Luxemburgo capital.



Dani e Billy (amigo querido francês, só faltou a Eva!! Namorada alemã adorável do Billy!) no Castelo de Rodemack

Eu e o Billy prontos para avançar nos baguettes e gaufres!

Uma lojinha do evento


Por último, no inverno, sempre tem o Mercado de Natal!






Eva (aqui ela!), Billy e Dani

 
Roubei essa foto da minha amiga Carine :)

Sempre tem também no centro antigo da cidade, em alguns fins de semana “Mercado de Pulgas”, em que já deu para comprar muitos jogos e livros, as porcelanas do Renascimento ainda não me interessam... E às vezes tem também feira de flores, legumes, verduras e frutas bio, queijos, salames e pães. Um deleite para os comilões...



Para os beberrões também! Cerveja, chopp, vinho, champagne, refrigerantes, suco de maçã misturado com água gaseificada, café, chocolate quente, tudo para agradar alemães, franceses, portugueses, luxemburgueses, belgas, etc.



Alias, comida é o principal motivador dessas festinhas. Sem ser nas feiras, nas outras festinhas, em geral os pratos principais são: batatas fritas (não estilo McDonalds, ela é mais gordinha), pão com salsicha, acompanhado de no máximo, catchup, mostarda ou maionese, batatas-raladas-temperadas-cozidas-na-forma-de-uma-tortinha: Gromperekichelcher... E de doces, Gaufres, crepes, sorvetinhos, etc.


Por que essas festas acontecem? Por que são promovidas?

Eu reparo que algumas pessoas reclamam que não há muito o que fazer aqui em Luxemburgo, eu não sei exatamente ao que elas estão se referindo, mas para mim há muito o que fazer aqui! Talvez esse tipo de festinha não interessa a todos. Mas eu sempre acabo encontrando pessoas conhecidas nelas, tendo papos interessantes, muitas vezes até filosóficos e existenciais (não é povo?) e comendo bem. Provavelmente é bom para a economia, para os pequenos comerciantes, reunir famílias e amigos, para desviar a população de “comportamentos não adequados”, crime, uso de drogas, depressão, etc... O que importa é que há alguma coisa nelas que traz uma alegria e satisfação muito grande... Talvez para aqueles que estão abertos a receber isso.



Talvez também um dia eu me sinta entediada com elas. Mas não me lembro de nunca ter me sentido assim com uma boa quermesse no interior de São Paulo.



Saudações luxemburguesas,



Cíntia


Um comentário:

  1. "Aviso de que a batata frita está acabando... Povo ficou tenso." HAHAHAHAHA
    Nossa, adorei as festinhas! Muito, muito! Saudades das quermesses...

    ResponderExcluir