sábado, 7 de dezembro de 2013

Um ano de Grão-Ducado




Um ano atrás defendi minha dissertação de mestrado e no dia seguinte me mudei para um pequeno país da Europa, que tive que pesquisar no Wikipédia para saber o que diabos tinha lá, chamado de o Grão-Ducado de Luxemburgo.

Aqui não poderia ter rei, ninguém é rei de um país de 500 mil habitantes, o mesmo número de habitantes que Florianópolis, no Brasil. Então ele é Grão-Duque, o único do mundo ainda, o que torna ser rei fora de moda. Nem com Arquiduque ele precisa disputar mais.

Há um ano, cheguei nessa terra nobre com mil expectativas de trabalho, vida pessoal, e vida social. Todas elas acabaram por me surpreenderem. Putz, nenhuma foi como eu planejei ou imaginei.

Como diz meu caro amigo (quem dera) Rubem Alves: “Eu cheguei aonde cheguei porque tudo que planejei deu errado!”.

Retrospectiva de 2013:

1 – Eu adoro neve, por 2 semanas, por 4 meses me dá raiva e falta de vitamina D.

2 – Fazer bons amigos é sim fácil, pelo menos no Grão-Ducado, há tantos imigrantes carentes de amigos que você acaba se tornando um elo de apoio social.







3 – Às vezes você tem que tirar da sua vida, pessoas que não te fazem bem. Você pode até ajudar no começo, mas se a pessoa não quer mudar, você não precisa se dar uma de Pequeno Príncipe. Amigos são para te fazer bem...

4 – Não é porque você é brasileiro, que se encontra com outro brasileiro no exterior que vai amá-lo incondicionalmente. Às vezes é totalmente o contrário!! A garota da Malásia pode ter muito mais a ver com você...

5 – Você nem sempre tem controle da vida... Fato. Passei anos aprendendo sobre “controle” e a natureza mais sábia e bem-vinda mostrou outras variáveis incontroláveis, como a morte. Nem tudo que você come, faz e preveni, garante a sua vida ou daqueles que você queria que tivessem vindo ao mundo...

6 – Verão na Europa é definitivamente maravilhoso...

 


7 – Festivais, festas e confraternizações grão-ducais espalham alegria e diversão de uma maneira arrebatadora...



 




8 – Não há emprego para todo mundo no Grão-Ducado.

9 – Há muitos mendigos e usuários de drogas no Grão-Ducado.

10 – Uma população de 537 mil pessoas no fim de semana, aumenta para 750 mil no meio da semana.  São os chamados de frontaliers – os amigos da França, Bélgica e Alemanha que vem aqui desfrutar dos bons salários, mas continuam pagando os bons aluguéis de seus países. 

11 – Luxemburgo é um país onde 71% dos assalariados não tem a nacionalidade do país em que trabalham.

12 – O Grão-Ducado é um país em que em 2060 vai quebrar, pois não terá dinheiro para pagar todos seus aposentados, inválidos, assegurados socialmente, funcionários públicos, etc., de acordo com uma economista francesa muito elegante, de uma palestra que assisti na Câmara do Comércio. Como os europeus adoram uma guerra, melhor começar a pensar no Plano B. 

13 – Posso trabalhar em português para portugueses e brasileiros conhecendo a pessoa certa, numa hora bem difícil da vida de uma mãe. Obrigada Teresa!

14 – Luxemburgo é um país em que se fala um francês muito lindo e devagar, tornando a vida do imigrante mais fácil para logo aprender!

15 – Luxemburgo é um país em que falo com o médico em alemão, com alguns amigos em inglês, com a vendedora em francês, no trabalho em português e tenho que fazer caretas do tipo “What the fuck?” quando escuto luxemburguês. 

16 – Estar na Bélgica, Alemanha e França em 20 minutos.

17 – Dar a oportunidade do pai e da mãe verem pela primeira vez na vida neve. Vê-los acordados às 7h da manha de pijaminhas olhando a neve e quase batendo palmas. 

18 – Receber a irmã e fazer trilhas incansáveis de papos e filosofia no pior dia de frio.



19 – Receber os amigos brasileiros na primeira vez em que eles vêm para a Europa. Ver o amigo engenheiro olhando os cantos mais obscuros de sua casa e calculando como funcionaria isso no Brasil, ver a amiga enfermeira encantada com o sistema de saúde do Grão-Ducado. Ver os dois em uma festa medieval alemã felizes atacando as salsichas e batatas.

20 – Sentir muita falta do Brasil, da família e amigos que estão lá, e bolar planos malignos para juntar os dois mundos e ficar com o melhor deles em qualquer lugar que seja...

O que virá em 2014?

- Quando é essa festa com salsichas e batatas? – Café da Je.
- Em julho.
- Putz... Bem quando é a copa do mundo no Brasil... – Café da Je.
- Está vendo porque precisa se juntar esses dois mundos?
- Verdade... Ei, porque toda vez que escrevemos Grão-Ducado, o corretor muda para Grão-de-bico? - Café da Je.
- Porque nem ele entende como pode ainda nesse mundo moderno existir uma coisa como essa.



Cíntia

Nenhum comentário:

Postar um comentário