terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Natal no Erzgebirge, Alemanha




Natal na Alemanha é de madeira :) detalhe: essa foto é de 2008...


Erzgebirge é uma região montanhosa da Alemanha, que se localiza aqui:


O Erzgebirge é a terra do Natal, dizem os alemães. Bom para o Benjamin, que tem o pai que vem de lá e pode curtir um Natal bem tradicional alemão.



Por que a tradição de Natal se manteve no antigo lado comunista do país? Num país que tenta ser culturalmente o mais liberal possível e menos apegado à religião? Boa pergunta! Algumas tradições alemãs vão permanecer provavelmente por muito tempo na cultura, porque talvez, simplesmente são gostosas e divertidas! Como o Oktoberfest!



O Natal em Erzgebirge parece religioso, mas ninguém vai à missa na noite de Natal e também ninguém toca no nome de Jesus. Os nomes mais tocados são dos anjos (Engeln), do Nussknacker (Quebra-Nozes), do Räuchermann (Homem que fuma?) e do Bergmann (Homem da montanha). Eu vou explicar quem são eles.


Alguns anjos, esses são anjos que tocam instrumentos musicais

Anjo e Bergmann - Para cada filho na casa, se coloca na janela um Bergmann e para cada filha, um anjo. Assim, se pode ver imediatamente quanta crianças vivem numa casa, ao se passar por ela.



 
Quebra-nozes da casa de um amigo do Dani

Quebra-nozes, Räuchermann, um anjo e um Bergmann da casa da família do Dani

Vários Räuchermänner, tirados do site "http://weihnachtimerzgebirge.blogspot.com/"




As coisas mais vistas, além dos amigos citados acima, são as pirâmides e as Schwibbögen (tradução? Difícil!).

Pirâmide, tirada do Wikipedia
Pirâmide, da família do Dani

Pirâmide gigantesca no centro da cidade de Oelsnitz. A cidade mais querida do Erzgebirge :)

Do lado direito, com 5 velas, Schwibbögen.


Schwibbögen feito pelo pai do Dani. Geralmente esses são colocados nas janelas



O Natal no Erzgebirge é sempre claro. Apesar da escuridão do mês de dezembro, quase todas as casas, e os locais públicos tem luzes amarelas de Natal. 


Alias, as cores do Natal e os objetos podem ser alvo da polícia de Natal! Em algumas cidades do Erzgebirge a polícia de Natal, caminha pela cidade, investigando o que é característico do local como objeto e decoração de Natal – Os amigos citados acima, todos feitos de madeira e artesanalmente, luzes amarelas (nada de luzes vermelhas ou azuis, elas não devem ficar piscando também!). Nada de Papai Noel que toca bateria ou canta Rolling Stones, o Papai Noel é calmo, sereno e se parece com o São Nicolau.

A polícia vai te dar uma boa lição de Natal se você tiver algum objeto americanizado. Por alguma razão, eu concordo com essa polícia. Não combina realmente a serenidade do Natal em Erzgebirge com a tradição americana de Natal. 

Assim que deve ser o Natal em Erzgebirge!



Dezembro é o mês de Natal. Tem o Adventskalender, em que você abre todo dia, correspondente ao mês de Dezembro, e come aquele chocolatinho gostoso alemão. Para cada fim de semana, deve se acender uma vela, que faz parte do Advent também. A vela da primeira semana é maior que as outras três e assim por diante, até chegar no dia 23 de dezembro, quando se acende todas juntas e celebra o Advent, assim como a noite mais escura do ano.

Em português é Advento. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.



Adventskalender - foto tirada do google imagens. Os dias do mês são todos desorganizados para as pessoas procurarem o dia certo. Por que? O Dani diz que "porque no mundo não há nada sem esforço"


As velas do Advento


As velas do Advento no enfeite de Natal


















A árvore de Natal é também bem diferente da que eu conhecia. Ela tem poucos enfeites. Basicamente: alguns símbolos de Natal feitos de madeira pendurados, pisca-pisca que não pisca, com formato de vela e algumas bolinhas. 

Árvore de Natal



Presente de Natal


O dia de Natal é de tirar suspiros! Tudo cheira a Natal. Pela manhã, para os atrasados, se embrulha os presentes de Natal, depois almoçamos ansiosos pela noite, a tarde tem o café, em que se come doces tradicionais de Natal, como por exemplo, essas bolachinhas aqui:





















ps: essas duas imagens também foram tiradas do google imagens.


Depois, assistimos na televisão contos de fadas, que também fazem parte da tradição natalina. Às 18h jantamos comida tradicional natalina, que não foge tanto da comida tradicional alemã.



Salsicha, chucrute e um purê de batatas com ervas delicioso! A gula era tanta que a foto saiu só depois de eu ter experimentado tudo :)



E assim, lá pelas 19h, sentamos na sala de estar. Coloca-se na mesa do centro muitos chocolates, cerveja e schnapps! E dá-lhe goela abaixo muito álcool (para os que não amamentam) e chocolate! Assim como 2 quilos a mais, depois que o Natal se foi.



Alemães e Schnapps




E aí começa a distribuição de presentes. Os presentes mais esperados são chocolates! Ou são aqueles pensados no que o outro gosta de fazer, hobbies da pessoa, ou coisas que ela precisa para a casa. Jogos de tabuleiros, Engel, Räuchermann, Bergmann, aparelhos domésticos, videogames, bicicletas, calendários, schnapps, por exemplo, são presentes bem-vindos! 



Definitivamente eu recomendaria para meus amigos e familiares uma noite de Natal no Erzgebirge, Alemanha. Não é a toa que os alemães assistem conto de fadas no dia de Natal. O sentimento é mesmo de se estar em um!

Feliz Natal e um lindo Ano Novo para vocês,

Cíntia




Nenhum comentário:

Postar um comentário