sábado, 22 de novembro de 2014

11 motivos para você visitar Luxemburgo



1 – Festinhas de vila

Todo fim de semana tem alguma vilazinha aqui que resolve fazer um evento! É festa da maçã, das nozes, do vinho, dos passarinhos, de páscoa, de Natal, de fim do inverno, Oktoberfest, festa medieval, festa anos 20, festa “Playcenter” (Schueberfouer, onde um grande “Playcenter” é montado no coração da cidade), festa de qualquer coisa! É realmente algo impressionante! No fim de semana, você pode acessar o jornal local pela internet e escolher o evento para participar. Nessas festas sempre tem coisas gostosas e gordas para comer, como salsichas, Apfelstrudel (um bolo de maçã alemão), Crepes e Waffles. Tem sempre algo para as crianças brincarem também.
Eu não entendo exatamente se é algo coletivo, os luxemburgueses gostam de fazer tais eventos, ou se é o governo que incentiva. Numa festa, a Intercultural de Dudelange (vilazinha), eu conversei com uma moça da tenda brasileira (alias, matei a saudade de feijoada e pudim) e ela disse que não custava nada montar a tenda nesse evento! Talvez o governo incentive mesmo, pois a população ocupada com comida, dança, festa e diversão, dizem as boas línguas que a afasta de drogas, criminalidade, etc.

Schueberfeuer 2014


Duck Race 2014



Festa de fim de inverno de Beggen 2014



Festa Medieval de Vianden 2013



Festa Medieval de Dudelange 2014



Festa da maçã 2014




2 – Possibilidade de falar inglês, francês, alemão, luxemburguês ou português.

Para os apreciadores de línguas, aqui é o país para praticar o que está aprendendo. Além das 3 línguas oficiais do governo – Francês, alemão e luxemburguês, é muito comum entre os estrangeiros falar inglês. O português é a língua mais falada aqui entre os estrangeiros, já que é o maior grupo de estrangeiros que migraram para Luxemburgo. Os portugueses estão em Luxemburgo há mais de 60 anos. Muitos deles falam todas as línguas do país, já que foram aqui alfabetizados. 

De acordo com o jornal Wort, cada habitante do país fala dentre 3,6 línguas! Fonte:


3– Se perder no centro da vila, em seus vários cafés e bares

Quando o evento do fim de semana, não te interessar, vá para o Centre Ville e se perca entre as ruazinhas, cafés e bares. Sempre está cheio! E lá você pode escutar as pessoas falando as mais variadas línguas, pode tomar dos mais variados cafés e comer docinhos de qualquer canto desse mundo. É possível também encontrar muitas pessoas tocando e cantando na rua.


Scott’s Pub


Centro de Luxemburgo



Place d'Armes, no centro de Luxemburgo

4 – Levar as crianças nos parques da cidade.

Luxemburgo é fã de crianças! Há muitos parques para elas brincarem, há inclusive sites dedicados a atividades para se fazer com crianças aqui, seja em dias de sol, de chuva ou neve. Mas nos parques, seja qual for a temperatura, sempre você vai encontrar crianças brincando! Porque eles são realmente um encanto!

Parque de Gasperich



Parque do Centro



Parque do Centro num final de tarde



Parque Pirata


5 – Apreciar as trilhas

O país é cheio de trilhas! Seja perto de casa, seja nas regiões com mais florestas. Há inclusive organizações que oferecem serviços de guia nas trilhas, e você pode participar todo fim de semana. Se você cumprir a trilha em um bom tempo, pode até ganhar um pão com café.





6 – Contraste entre Altstadt e Kirchberg

Luxemburgo é um país antigo, cheio de castelinhos para se visitar, mas também é um país moderno, cheio de organizações internacionais e bancos. Essa diferença é perceptível quando você vai do centro (Altstadt, Centre Ville, a cidade antiga) para o bairro Kirchberg, onde se encontra o Banco Europeu de Investimento, a Corte de Justiça da União Européia, Deusche Bank e por aí vai.

Kirchberg



Centre Ville visto das Casemates


7 – Fazer amizades

Para quem é carente de amigos, Luxemburgo é perfeita. É simplesmente muito fácil fazer amizades aqui. Alguns dos nossos amigos conhecemos em parquinho infantil, na sala de espera de médico, curso de línguas e no ônibus. Uma de nossas amigas aqui diz que Luxemburgo é Erasmus para adultos, porque além de você fazer amigos, você faz amigos das mais variadas culturas.

8 – Conhecer casais internacionais

É raro encontrar um casal aqui em que os dois tenham a mesma nacionalidade! As misturas são as mais variadas possíveis! Alemã com francês, martinicana com islandês, peruana com belga, ucraniana com romeno, brasileira com luxembuguês, indiana com alemão, finlandesa com holandês, a mistura não para. Estamos para encontrar ainda marciano com terráqueo!
E a conversa que mais rola entre os casais são sobre as diferenças culturais! Afinal, conviver com sogros franceses é muito diferente e alto de conviver com sogros alemães!

De quais nacionalidades são esses dois? :)


9 – Conversar com os queridos portugas!

Algo que faz um brasileiro se sentir muito em casa quando está de passagem pelo Grão-Ducado é a possibilidade de falar português! Não brasileiro, português. Para muitos dos meus amigos, o que eu falo é “brasileiro”. É difícil também conseguir escapar das piadas referentes ao jeito de nós brasucas falarmos. “Fecha o olho” – qual? Direito ou esquerdo? Você vai visitar sua tchia (tia)? Tchia, leitchi, chocolatchi! Vai emprestar seu lapi topi e comer no Burger Kingui?

10 – Salário mínimo de 1800 euros.

Para os que visitam Luxemburgo e escutam que aqui o salário mínimo é de 1800 euros a vontade que dá é de largar tudo e ficar por aqui! Mas espera para escutar o resto: aluguel mínimo de um apartamento de 2 quartos é entre 1000 e 1500 euros. Creche é entre 700 e 1200 euros, compras de mercado... Ninguém sabe quanto custa... porque todo mundo vai comprar na Alemanha! Sim, o país é rico, se ganha bem, mas se gasta bem também. Não dá para se iludir com o salário mínimo aqui. Você pode também ter escutado sobre a quantidade de benefícios sociais que se ganha – ajuda mensal para as mães que não trabalham, dinheiro mensal para as crianças até completarem 18 anos, bolsa para fazer universidade no exterior, ajuda para o inverno, salário desemprego de 3 anos, e por aí vai. Uma pesquisadora e economista do país de uma palestra que assisti na Câmara do Comércio disse que esse esbanjamento consegue talvez se manter por mais 40 anos e depois o governo vai falir, pois vão ter mais pessoas aposentadas e precisando de benefícios do que pessoas gerando trabalho produtivo para pagar as contas desses. Fontes:




11 – 30 minutos para cada país

Além de toda internacionalidade do país, se você quer passear e conhecer outro país europeu em menos de 20 ou 30 minutos você pode estar na Bélgica, Alemanha ou França! Os residentes aqui de Luxemburgo gostam bastante de passar um fim de semana numa vilinha desses outros países. Muitos ainda vão fazer compras nesses países ou se beneficiar em geral da praticidade de entrar em contato com outra cultura... Sim, viver em Luxemburgo é apreciar e mergulhar em outras culturas non-stop!


Cíntia

2 comentários:

  1. É incrível como este país de pequena extensão territorial oferece tantas opções para conhecer culturas diferentes através de seus moradores e de suas tradições.

    ResponderExcluir